

RITMOS DA FAVELA
O 'Ritmos da Favela' é uma iniciativa pioneira que transformará o Bairro da Liberdade, reconhecido como o maior Quilombo Urbano da America Latina, em um vibrante centro de empreendedorismo musical. Este evento de 3 dias, embora sediado no Bairro da Liberdade, é um convite a todas as favelas de São Luís para participarem ativamente. Nossa metodologia é composta por módulos estruturados que incluem: painéis sobre políticas públicas e mercado criativo, workshops de mídia digital e indústria musical, oficinas sobre planejamento de carreira, vendas de shows, turnês, e networking, além de palestras, showcases e apresentações ao vivo ao longo de três dias.
22, 23 e 24 de novembro de 2024
C.E. Prof. Luiz Alves Ferreira
OBJETIVO
Estimular a economia criativa nas favelas de São Luís através do fortalecimento e profissionalização do ecossistema de negócios da música local, capacitando artistas e empreendedores e promovendo a cultura musical autóctone em um contexto de music business sustentável e inovador.
RESULTADOS ESPERADOS
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Capacitação Profissional: Qualificar artistas e empreendedores musicais das favelas em competências essenciais para o Music Business. Quantos: Qualificar 100 artistas e empreendedores musicais.
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Painéis de Discussão: Informar e debater sobre políticas públicas, mercado criativo e outros temas relevantes ao cenário musical. Quantos: 3 painéis.
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Workshops e Oficinas: Capacitar os participantes em diversas áreas do Music Business. Quantos: 8 workshops/oficinas.
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Palestras: Oferecer insights e inspiração por meio de experiências de profissionais renomados. Quantas: 2 palestras.
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Showcases e Palco Aberto: Proporcionar oportunidades para músicos locais se apresentarem ao vivo e serem descobertos. Quantos: 9 sessões de Palco Aberto.
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Mentoria com Expertise: Garantir a transferência de conhecimento e orientação estratégica individualizada na elaboração de projetos musicais. Quantas: Realizar 10 sessões de mentoria com profissionais de projetos musicais.
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Incubação de Projetos Inovadores: Apoiar no desenvolvimento e lançamento de novos empreendimentos no campo da música. Quantos: Apoiar o desenvolvimento e lançamento de 10 novos empreendimentos.
Estratégia de Divulgação
O Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Vale, Vale e CUFA, apresenta o projeto "Ritmos da Favela: Incubadora do Music Business", via Programa Rouanet nas Favela, com produção do Instituto Empreendedor Sustentável (IES). O evento acontecerá de 25 a 27 de setembro de 2024, non C. E. Prof. Luiz Alves Ferrerira, no bairro da Liberdade, em São Luís/MA. Este projeto inovador visa transformar o cenário musical das favelas, capacitando artistas e empreendedores locais e promovendo a cultura musical autóctone em um contexto de negócios sustentáveis e inovadores.
Objetivos da Estratégia de Marketing
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Aumentar a visibilidade do projeto e atrair público para os eventos.
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Promover o impacto positivo do projeto na economia e cultura local.
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Engajar a comunidade e stakeholders através de múltiplos canais de comunicação.
Assessoria de Imprensa
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Press Release:
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Conteúdo: Detalhes do evento, objetivos do projeto, parceiros envolvidos, e depoimentos de organizadores e participantes.
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Distribuição: Enviar para blogs locais e nacionais, canais de TV, rádios, e portais de notícias.
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Follow-up: Realizar contato telefônico e via e-mail para garantir a publicação e cobertura do evento.
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Entrevistas e Reportagens:
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TV e Rádio: Agendar entrevistas com os organizadores e participantes do projeto em programas de TV e rádio.
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Blogs e Portais: Oferecer material exclusivo e entrevistas para blogs e portais de notícias.
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Redes Sociais
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Plataformas:
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Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube.
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Conteúdo:
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Teasers e Contagem Regressiva: Publicações diárias com contagem regressiva para o evento.
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Depoimentos e Histórias: Vídeos curtos com depoimentos de artistas e empreendedores envolvidos.
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Lives e Stories: Transmissões ao vivo dos bastidores e durante o evento.
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Posts Informativos: Detalhes sobre a programação, horários, e locais do evento.
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Engajamento:
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Hashtags: Criar hashtags oficiais como #RitmosDaFavela, #MusicBusinessFavela, #CulturaNasFavelas.
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Interação: Responder comentários, compartilhar posts de participantes e parceiros, e incentivar o uso das hashtags.
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Publicidade Paga:
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Anúncios Segmentados: Investir em anúncios pagos no Facebook e Instagram, segmentados para o público-alvo (jovens, artistas, empreendedores, moradores de São Luís e região).
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Parcerias e Colaborações
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Instituições e ONGs:
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Colaborar com instituições e ONGs locais para promover o evento e envolver a comunidade.
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Monitoramento e Avaliação
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Métricas:
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Cobertura de Imprensa: Número de matérias publicadas, entrevistas realizadas.
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Redes Sociais: Alcance, engajamento, número de seguidores, uso das hashtags.
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Participação no Evento: Número de participantes, feedback dos participantes.
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Relatórios:
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Produzir relatórios semanais e pós-evento para avaliar o sucesso da estratégia e identificar áreas de melhoria.
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Com esta estratégia integrada de marketing e publicidade, esperamos não apenas promover o evento "Ritmos da Favela: Incubadora do Music Business", mas também criar um impacto duradouro na comunidade musical das favelas de São Luís. Vamos juntos transformar o cenário musical local e fomentar a cultura e o empreendedorismo!
CONTRAPARTIDAS
IMAGEM
Inserção da logomarca Patrocinador e/ou Governo Federal
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Logomarca em Materiais Promocionais:
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Inclusão da logomarca da empresa em todos os materiais promocionais do evento, como Banners e Material Apoio, Crachás entre outros.
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Visibilidade em Redes Sociais:
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Publicações destacando a parceria nas redes sociais do projeto (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn).
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Menções e agradecimentos em posts e stories.
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Agradecimentos Públicos:
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Agradecimentos públicos durante o evento, em discursos e apresentações.
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MÍDIA
Citação da marca
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Veiculação de VT:
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Exibição de vídeos institucionais das empresas apoiadoras durante o evento.
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Cobertura de Imprensa:
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Menção das empresas apoiadoras em releases enviados à imprensa.
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Inclusão da logomarca em materiais de divulgação distribuídos para blogs, e rádios.
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Presença em Transmissões on line:
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Logomarca exibida durante transmissões onn line do evento nas plataformas digitais.
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AMBIENTAL
Ecofriendly
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Banners e Lonas:
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Destinação de banners e lonas utilizadas no evento para ONGs de reciclagem, promovendo a sustentabilidade.
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Materiais Recicláveis e Ecofriendly:
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Utilização de materiais recicláveis e ecofriendly em toda a comunicação visual e materiais do evento, com destaque para as empresas apoiadoras que promovem práticas sustentáveis.
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SOCIAL
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Inscrições Gratuitas:
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Disponibilização de 100 inscrições gratuitas para membros da comunidade local, promovendo a inclusão social.
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Acesso Online:
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Transmissão ao vivo do evento, permitindo que pessoas que não possam comparecer presencialmente tenham acesso ao conteúdo.
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NEGOCIAL
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Espaço para Merchandising:
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Espaço físico reservado para merchandising das empresas apoiadoras durante o evento.
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Espaço para Fala:
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Oportunidade para representantes das empresas realizarem discursos ou apresentações durante o evento.
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PROGRAMAÇÃO
22 de novembro (sexta-feira)
07:30 - 08:30 - Credenciamento
08:30 - 09:00 - Abertura
09:00 - 10:00 - Painel 01 - Mercado Criativo
10:00 - 12:00 - Painel 02 - Políticas Públicas para o Mercado da Música Maranhense
12:00 - 14:00 - Almoço
14:00 - 15:00 - Painel 03 - "Upaon Mundo: um panorama sobre o music business, empreendedorismo cultural e exportação da música maranhense para além das fronteiras da Ilha de Upaon Açu" - Amanda Bertrant
15:00 - 16:00 - Worshop: Do Tambor ao Beat - Mr. Adnon.
16:00 - 18:00 - Workshop: Introdução na indústria musical - Bono Costa
18:00 - 18:45 - Passagem de Som
19:00 - 21:00 - ENTRETENIMENTO
23 de novembro (sábado)
08:00 - 09:00 - Recepção
09:00 - 12:00 - Oficina: Planejamento de carreira musical - Bono Costa
12:00 - 14:00 - Almoço
14:00 - 16:30 - Oficina: Material para vendas de shows e elaboração de projetos - Bono Costa
16:30 - 17:00 - Intervalo Snack Box
17:00 - 18:30 - Workshop: Networking e parcerias na indústria musical - Bono Costa
18:00 - 18:45 - Passagem de Som
19:00 - 21:00 - ENTRETENIMENTO
24 de novembro (domingo)
08:00 - 09:00 - Recepção
09:00 - 12:00 - Oficina: Venda de shows e Festivais - Bono Costa
12:00 - 14:00 - Almoço
14:00 - 16:30 - Oficina: Turnês e circulação do estadual ao internacional - Bono Costa
16:30 - 17:00 - Intervalo Snack Box
17:00 - 18:00 - Palestra: Turismo musical na produção de eventos e criação de cena local - Bono Costa
18:00 - 18:45 - Passagem de Som
19:00 - 21:00 - ENTRETENIMENTO
Palestrantes Confirmados
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